Para começarmos, primeiro vamos entender o que é ponto de vista, nada mais é que, olhar por uma perspectiva.
Então, sabendo isso, quem nunca teve uma conversa mais firme com um colega de trabalho, gerando um desentendimento por não concordar sobre algum assunto, independente qual fosse? Nós somos únicos e diferentes ao mesmo tempo. Por isso, cada um tem um ponto de vista. Mas quem falou que não podemos ter pontos de vista diferentes?
É importante e ajuda a construir bons resultados para projetos no trabalho, isto demonstra autoconfiança. Portanto, mostre sua opinião e a defenda, desde que seja baseada em algo.
E quando há um grupo de pessoas reunidas no mesmo ambiente e buscando o mesmo interesse, é natural que haja pontos de vista discordantes, esses pontos desiguais geram conflitos de opiniões. E acredite, isso é fundamental para que boas ideias sejam criadas e se acrescentem com outras que não são tão boas assim. Mas nem sempre essa visão diferente é vista com bons olhos, pois existem pessoas que se recusam a ouvir outras, e não estão abertas a entender o ponto de vista dos outros.
Sabe aquela história de agregar valor? É bem por aí.
A troca de opiniões e o conflito de ideias nada mais são do que alimentos para a mente e para o desenvolvimento humano, auxiliando no crescimento do ser humano na vida e no trabalho.
Saber escutar, compreender e respeitar o ponto de vista do colega, tanto no trabalho quanto na vida pessoal é de grande importância, e nada mais é que respeito. Isso pode ser bem significativo principalmente quando se está formulando um projeto, elaborando um plano de vida ou até mesmo se você estiver trocando ideias em uma roda de conversa. Então, lembre-se daquelas velhas e conhecidas frases…respeite para ser respeitado! ouça para ser ouvido!
Analise a situação, mas NUNCA se esqueça que essa ou qualquer outra situação possui várias perspectivas diferentes!