Quando estamos na frente de alguém que nos olha com uma cara feia, a reação imediata é semelhante e pode ocorrer e afetar no nosso comportamento.
Sob o efeito da emoção, geralmente a reação natural é pagar na mesma moeda, devolvendo o olhar com cara feia e ainda falar com mudança no tom de voz, não é mesmo? provavelmente você já deve ter feito isso.
É totalmente normal, e comum ter antipatia por alguém no trabalho, já que é possível trabalhar com pessoas de diferentes personalidades. No entanto, é preciso encontrar equilíbrio, nas maneiras de trabalhar de forma produtiva e eficaz, sem que as emoções afetem as ações.
Para lidar com a antipatia no trabalho, é possível:
- Desenvolver a empatia
- Controlar as emoções
- Praticar autoconhecimento
- Aprender a lidar com emoções negativas
- Fazer exercícios de respiração
- Aprender a nomear os sentimentos
- Fazer exercícios físicos
- Desenvolver o hábito da leitura
Se a antipatia for excessiva, é possível conversar com o gestor, mas apenas quando for realmente necessário. A conversa deve ser direta, objetiva e sem emoção.
A antipatia pode ser derivada de um preconceito e espalhada como um vírus, causando um grande mal-estar no ambiente de trabalho.
Somos todos responsáveis pelo ambiente em que vivemos. O bem estar no trabalho, por exemplo, depende da atmosfera criada em volta de si por cada um, caras boas e sorridentes transformam um ambiente, podem acreditar! Empresas consideradas boas para trabalhar são aquelas em que todos fazem sua parte para o bem comum.