ASSÉDIO NO TRABALHO

Trata-se de uma conduta física ou psicológica que constrange e agride a vitima, podendo causar consequências psicológicas graves, e provavelmente você já ouviu falar, ou passou por algo semelhante. Esse tipo de conduta pode aparecer em diversos contextos e, infelizmente, até mesmo no ambiente de trabalho.

É extremamente necessário, conhecer o significado de assédio e os tipos desse comportamento tão prejudicial, e quanto mais souberem reconhecer essa conduta, mais fácil de conseguir se proteger diante dela será. Uma situação de assédio pode ser sutil, e até mesmo imperceptível, mas nem por isso deixa de ser assédio, de modo que é preciso atenção.

Então, vamos explicar, o assédio no trabalho é definido como uma atitude inadequada e antiética que, de alguma maneira, expõe o trabalhador a circunstâncias humilhantes, ofensivas ou constrangedoras, sendo vítima desse comportamento, o que pode ocorrer de diversas maneiras. Esse tipo de atitude tem como consequências os danos psicológicos à pessoa, que fica envergonhada e pode apresentar problemas de relacionamentos com os demais colegas e superiores, em razão do que passou.

Quando entramos mais afundo nesse assunto de assédio no trabalho, a visão mais frequente que temos, é de pessoas em níveis hierárquicos distintos, como um chefe que assedia um funcionário. No entanto, o processo também ocorre entre pessoas de mesmo nível, ou seja, assédio entre colegas

Dessa forma, é importante ter a clareza que o que qualifica o assédio no trabalho, não é o nível da pessoa que o comete, e sim, a ação em si. Pode ser que o seu colega, seja um assediador, sem que você perceba. Portanto, o assédio no trabalho equivale a qualquer tipo de atitude que gere alguma humilhação ou constrangimento a alguém, com o objetivo de ferir a imagem e a reputação do indivíduo diante das demais opiniões. Cada caso deve ser avaliado individualmente para saber qual ação tomar.

Também é considerada assédio moral a criação de um ambiente de trabalho intimidante, agressivo, desnecessariamente competitivo e degradante, pois isso provoca danos psicológicos graves aos trabalhadores, esse constrangimento e perturbação que esses atos causam à vítima, sobretudo, ferindo a sua dignidade, viram traumas que podem acompanhá-los por anos.

Alguns exemplos de assédio moral são, agressões verbais, gritos, xingamentos, brincadeiras ofensivas, incentivo ao conflito entre colaboradores, punições injustas, imposição de metas inatingíveis, apelidos ofensivos aos colegas, o ato de trocar empregados de funções ou de departamentos sem qualquer aviso prévio e treinamento adequado, ameaças de punições diversas e absurdas como, demissão, corte salarial, rebaixamento de cargo, afastamento etc., entre outros.

Atitudes como as descritas acima podem causar consequências graves à saúde do trabalhador. Entre elas, depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, entre outras doenças da mente. Isso, simplesmente fará com que o indivíduo tenha receio e insegurança de voltar àquele ambiente, com medo de lidar com as pessoas. Isso pode prejudicar o desempenho do trabalhador, provocar pedidos de desligamentos e até mesmo, de uma forma geral, afetar a sua vida profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *