O que vale é fornecer valores iguais. Então, a precisão está ligada ao conceito de repetibilidade, por exemplo, uma balança está precisa quando repete o resultado das medições de um mesmo objeto. Não importa se o resultado está correto, se a balança repete o resultado, ele está precisa.
Vamos dizer que você pesa 75 kg e, ao se pesar, obtém três leituras do seu peso (77 kg, 77 kg, 77 kg). Podemos afirmar que a balança está precisa. O seu peso está errado, mas o valor lido nas três vezes estavam iguais.
A exatidão de uma medida é o grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro de um mensurando. Importante ressaltar que, valor verdadeiro é impossível de ser determinado, ou seja, exatidão refere-se a quão próximo do valor real estão as medidas realizadas. Geralmente é expressa como um desvio ou desvio percentual de um valor conhecido.
Vou dar um exemplo, seguindo o da balança mencionado acima, uma balança está exata quando fornece o valor correto do objeto medido, beleza?
Você coloca sobre a plataforma da balança um “peso-padrão” de 30kg que está certificado pelo Inmetro, se a balança indicar os mesmos 30 kg, ela possui exatidão. Se você colocar estes mesmos 30 kg várias vezes e a balança indicar sempre os 30kg ou algo muito próximo deste valor ela está exata e precisa.