Atualmente é muito comum fazer confusão na hora de definir o que é a garantia de qualidade e o que é o controle de qualidade. Mas ainda que estejam relacionadas algumas atividades de controle e garantia da qualidade, as duas são definidas de forma diferente, sendo as duas aspectos da Gestão da Qualidade.
A garantia de qualidade, consiste em focar para fornecer confiança de que os requisitos de qualidade serão cumpridos. A confiança fornecida pela garantia de qualidade é para a administração e para clientes, agências governamentais, reguladores, certificadores e terceiros.
Além do mais, quando se pensa em garantia de qualidade, também pensamos em auditoria, a auditoria de qualidade é um elemento que faz parte da garantia. Já o controle da qualidade por sua vez, é o termo batizado para o sistema que mede o padrão de qualidade de produtos e serviços, de acordo com parâmetros técnicos. Estas medidas são controladas de acordo com a ausência de defeitos no produto final. Este sistema busca aperfeiçoar as relações de compra e venda e ainda, surpreender o consumidor com a qualidade do produto. Então, controle de qualidade é a parte focada no cumprimento dos requisitos de qualidade, mas também, nem sempre é fácil aplicar o controle da qualidade, pois nem sempre há produto que se pode tocar para inspecionar.
Embora a garantia de qualidade se relacione com a forma como um processo é feito ou como um produto é produzido, o controle da qualidade foca mais no aspecto de inspeção da gestão da qualidade.
A inspeção é o processo de medição, exame e teste para avaliar uma ou mais características de um produto ou serviço, para determinar sua conformidade e sua comparação com os requisitos especificados. Produtos, processos e vários outros resultados podem ser inspecionados para garantir que o objeto que sai de uma linha de produção ou serviço fornecido esteja correto e atenda às especificações previstas.