INTERAÇÃO PESSOAL

O tempo todo as pessoas estão interagindo umas com as outras, por meio de um sorriso, um olhar, pela postura, uma brincadeira, por um gesto espontâneo ou intencional, e todo essa interação passa uma mensagem, comunica algo.

É muito comum, alguém se deixar levar pela primeira impressão que teve de uma pessoa. Esse contato inicial pode estar condicionado por alguma experiência anterior, por um fator psicológico, ou até por algum preconceito interno, onde cria um clima favorável ou não para ambos os lados dessa interação, onde é restrito ao comportamento.

Essas falsas impressões são comuns em todo e qualquer ambiente de trabalho ou pessoal, pessoas são vítimas de opiniões equivocadas ou, então, ela mesma acaba tendo uma imagem irreal de outros, essa impressão a respeito do outro muda com frequência, quando passamos a conhecê-lo um pouco mais. Mas vale aqui ressaltar, a necessidade de dar uma chance para que esse conhecimento aconteça antes de rotulá-lo, dar a oportunidade para confirmar ou modificar a primeira impressão, então esqueça aquela velha frase ” a primeira impressão é a que fica”.

Onde quero chegar com esse assunto? que as relações interpessoais e o clima psicológico do grupo, influenciam o ambiente de trabalho, e isso é certo, podendo atingir de forma positiva ou negativa.

O clima percebido e a qualidade das relações podem instaurar uma esfera agradável e estimulante no trabalho, ou desagradável e assustadora, ou mesmo instigar ou neutralizar a criatividade. Os gestores e as equipes de trabalho dependem dessas competências relacionais para conquistar a aliança de esforços na busca do sucesso da organização, esses são aspectos que se referem ao coletivo.

A percepção é pessoal, única e subjetiva, mas isso não quer dizer que não possa ser mudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *