Na verdade, é um assunto tão vasto, a importância da Metrologia que é praticamente impossível desassociá-la do dia a dia. Ao observar o quão a Metrologia é importante em nosso cotidiano, vemos, que o processo de tomada de decisão começa a ficar mais simples, claro e mais objetivo.
Na indústria por exemplo, desde a calibração dos instrumentos de medição até a validação de produtos e processos considerando dados metrológicos, podem aumentar o nível de confiança da qualidade do produto gerando benefícios tanto para o consumidor quanto para o fabricante.
E falando dos dados metrológicos, esses mesmos não seriam possíveis de obter, se não fossem os instrumentos de medição que permitem validar e ter acesso a essas informações.
Portanto, só com a Metrologia é possível alcançar níveis de conhecimento sobre um processo, produto ou alguém se utilizando de números e dados acompanhados de unidades de medida.
Quanto mais nos aprofundamos nesse assunto, mais evidente fica, que a medição é uma necessidade econômica, social e científica e só tende a gerar benefícios para a sociedade.
Por que medir?
Essa é uma pergunta clássica, do ponto de vista técnico, a medição é empregada para monitorar, controlar ou investigar um processo.
Todo e qualquer sistema de controle, envolve um Sistema de Medição como elemento sensor, integrando um sistema capaz de manter uma grandeza ou processo dentro de certos limites (tolerâncias). O valor de grandeza a controlar é medido e comparado com o valor de referência estabelecido, e uma ação é tomada pelo controlador pretendendo aproximar a grandeza sob controle deste valor de referência, e aqui, a qualidade se sobressai.