OTIMIZAR O PROCESSO PRODUTIVO NA INDÚSTRIA 4.0

Pensando que o futuro está logo adiante, e a indústria 4.0 é realidade, decidi escrever aqui, uma maneira de mostrar que o processo produtivo depende de muitos fatores, como por exemplo, da matéria-prima, ela precisa estar sempre disponível, as máquinas sempre funcionando com regularidade, e os produtos devem girar para não lotar o estoque.

Podemos começar com a comunicação e a visibilidade, pois dentro de qualquer empresa são partes-chave da otimização de processos. Se os colaboradores não tem ideia o que as outras áreas estão fazendo, não conseguirão antecipar o que precisa ser feito, muito menos atuar na resolução de um possível problema.

Com a integração de todos os processos, fica mais fácil prever, e se organizar para quando faltar a matéria-prima ou para avaliar a crescente nas últimas semanas da demanda no setor comercial.

Contudo, temos que considerar a extensão do chão de fábrica, e se esses dados para produção forem passados de maneira automática, pode ser bem mais vantajoso, fazendo seu processo produtivo ganhar não apenas em rapidez, mas em visibilidade.

Se o gestor passa mais tempo resolvendo problemas do que administrando a indústria, ele acaba sobrecarregado, e assuntos importantes são ignorados, deixados para depois, ou pior, esquecidos, e quando percebe, já se transformarão em pendências urgentes, mas nesse caso, existe uma grande possibilidade de estar necessitando de uma ação corretiva imediata na gestão.

Analisem comigo, o trabalho de um gestor, não se resume apenas em planejar estratégias e definir a identidade da empresa, mas a delegar tarefas também. É claro que sabemos, que deixar decisões para terceiros pode ter um risco alto, mas, se há visibilidade do seu processo produtivo e administrativo, dificilmente você será confrontado com um problema inesperado.

Preveja a demanda e gerencie os recursos, pois manter um volume sempre excessivo de matéria-prima para suprir a demanda, pode elevar os custos, e diminuir a margem para investimentos. O controle desses recursos pode e deve ser feito de maneira dinâmica e mais controlada.

Da mesma forma, que a superprodução é um risco, e um desperdício, e mostra a falta de previsibilidade da sua demanda, pois em um período improdutivo, resulta em um estoque lotado de produtos, parados, que se desvalorizam, e vão perdendo valor de mercado.

Portanto, o gestor precisa encontrar o equilíbrio, a ponto de controlar a performance de vendas e perceber rapidamente quando há uma alteração na demanda, podendo adaptar seu processo produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *