Hoje em dia, com as certificações, muito se ouve da busca constante pela qualidade e excelência. As empresas focam para aderirem aos requisitos e normas para garantir a tão desejada certificação e, ainda, as empresas mais centradas, buscam alcançar a melhoria contínua dos processos.
Então, é necessário as duas para se chegar nesse resultado, pois nem a qualidade nem a metrologia conseguem garantir isso sozinhas, juntas, elas tem papel fundamental nesse processo, porque cooperam de uma forma que o resultado final é um produto de qualidade. O que quero dizer, é que que há uma necessidade muito grande de uma para com outra, já que caminham lado a lado para o mesmo objetivo, no caso, para produtos ou processos de qualidade.
A metrologia é vista principalmente como um apoio essencial na manutenção da conformidade dos processos, e isso se dá, por validar a conformidade das características dos produtos, instrumentos e equipamentos. Porém na verdade a metrologia abrange muito mais que isso e está ligado à toda a cadeia de valor de um produto, desde seu desenvolvimento até a entrega do produto final para o consumidor.
Durante o desenvolvimento de um produto, é por meio de medições e conferências confiáveis e precisas que se garante uma menor quantidade de erros, e claro, erros na fase de desenvolvimento tem um custo muito menor do que erros em processos. Quando encontramos esses erros ou falhas na fase de desenvolvimento, que uma metrologia confiável pode apontar, haverá um ganho significativo no processo. Dessa forma, a metrologia passa confiança para os produtos e processos serem utilizados pós desenvolvimento.
Portanto, ter a visão que a metrologia apenas seja garantia de conformidade, vai limitar e também prejudicar e muito. Afirmo isso principalmente porque a metrologia nos permite extrair informações por meio de medições confiáveis e precisas. Essas informações, nas mãos de pessoas treinadas e qualificadas, dão início à um processo de transformação do conhecimento que vai possibilitar tomada de ações de maneira correta e com muito mais segurança, ou seja, com menos riscos, e sendo bem objetivo, não há como garantir resultados válidos sem a metrologia, porque as medições são a estrutura para essa conquista.