Muito tempo se perde nas organizações por falta de feedbacks, ou por serem mal conduzidos, mas afinal, o que é Feedback? É uma forma de avaliar e opinar sobre a prática de uma tarefa, por exemplo.
Dessa maneira, não se foca apenas no resultado, mas na performance, investigando profundamente o estudo da ação para que, quando se repetir ou alguma oportunidade parecida ocorrer, tenham um desempenho diferente e melhor, graças a utilização dessas lições recebidas.
Aí você me pergunta, o Feedback é mais importante para a empresa ou para o colaborador?
Várias empresas, vêm perdendo enormes talentos por não adotarem as técnicas adequadas de Feedback, ou mesmo por não fazerem no tempo necessário. Como exemplo, vamos imaginar um funcionário que possa estar aborrecendo seus líderes e gestores com algumas falhas individuais em sua função, após um período estipulado, muito provavelmente será demitido, por não ter correspondido às expectativas geradas sobre ele. No entanto, nem mesmo o colaborador tinha consciência dessas falhas e que de fato desagradava seus gestores. Nessa situação, quem perdeu mais a empresa ou o funcionário? Os dois.
Sempre que um colaborador for demitido em um caso parecido a este, a empresa também perde sim, pois toda expectativa provocada por essa contratação foi desperdiçada, sem contar tudo que envolveu essa contratação, como o treinamento necessário por exemplo. E isso foi jogado fora pela falta do Feedback para esse funcionário, que poderia ser um grande talento, e ainda, se tornar o profissional desejado pela empresa caso recebesse o retorno devido na época que precisava.