Não é exagero afirmar que os colaboradores são o coração, o pulmão e o cérebro de qualquer empresa, e além do desempenho das atividades que são exercidas por eles, é necessário considerar à jornada de trabalho em si. O período de dedicação dos funcionários podem sofrer várias complicações, como uma jornada de trabalho descontrolada, que pode ser prejudicial tanto para o empregador quanto para os colaboradores.
Então, inicie a gestão da jornada de trabalho priorizando as principais atividades, pois depende do gerenciamento de um elemento extremamente importante e significativo, o tempo. Para isso, é necessário adotar algumas medidas, como a priorização de determinadas atividades. Desse modo, é possível definir uma ordem das tarefas a serem executadas. Esse cuidado é essencial para que as equipes potencializem a produtividade, o gestor também pode acompanhar todo o processo e fornecer ajuda para que as demandas sejam finalizadas
Outro fator poderoso na gestão de uma jornada de trabalho é a determinação de prazos. Afinal, toda tarefa precisa de um prazo limite para ser concluída. Sem essa direção, os funcionários tendem a se perder no tempo e o trabalho poderá ser prejudicado, a definição de um prazo os ajuda a se programarem para que aquela atividade seja entregue a tempo.
Não deixe os colaboradores perderem o foco durante a execução das tarefas, cabe ao gestor monitorar se há algum problema relacionado à distração. Se for o caso, ele precisa decidir o que fazer para solucionar a questão, mas basicamente, a origem da perda de foco é a necessidade atual de ser multifuncional, você deve saber como não sobrecarregar os funcionários. Para corrigir o problema, tente evitar que os colaboradores façam mil coisas ao mesmo tempo. O objetivo é evitar ou diminuir a quantidade de pausas, pois são elas que sugam o tempo de trabalho.
Também é necessário ter cuidado na hora de elaborar as escalas de trabalho, leve em conta que o objetivo final de uma equipe de colaboradores, é finalizar suas atividades no menor tempo e com a maior qualidade possível.
Porém, atingir essas metas pode ser algo bem distante da realidade, e a melhora desse processo depende da elaboração de uma escala de trabalho conforme as necessidades de todos os envolvidos, estamos falando tanto da empresa quanto dos colaboradores.
E para finalizar, nós chegamos ao tempo total das jornadas de trabalho. Quando elas se tornam muito longas, os colaboradores se desgastam com mais facilidade, e o resultado final não será satisfatório para ninguém, seja para a empresa ou para os próprios colaboradores. Fato é que todo excesso referente à carga de trabalho deve ser evitado, e essa é a melhor forma de garantir a boa produtividade da equipe.