Muitas empresas ainda acreditam que devem ter como objetivo o lucro a qualquer custo, principalmente se puder ser obtido com o prejuízo da concorrência, ou até mesmo dos clientes. E no mundo empresarial, onde aparentemente vale tudo, as considerações éticas são as primeiras a perder o valor.
No entanto, as pessoas vem trazendo uma nova tendência, que vem se
se tornando realidade, que é, as exigências na procura por produtos ou serviços de qualidade. O cidadão também exige que as empresas que fornecem os produtos sejam éticas e atuem com responsabilidade social e ambiental.
Sendo assim, a ética empresarial hoje não é mais uma novidade entre as várias que atravessam o mundo corporativo, mas sim um processo que vem sendo adotado crescentemente por várias empresas, e essas empresas estão preocupadas com a sua sobrevivência a longo prazo, muitas delas estão se esforçando para conciliar seus interesses com os da sociedade na qual estão encaixadas, criando assim, procedimentos de conduta que sejam favoráveis a todos.
Daqui para frente, a ética e os negócios tendem a caminhar juntos, e sendo assim, qualquer profissional que queira se envolver com procedimentos administrativos não poderá deixar de lado esse importante campo do conhecimento, e quem não adequar suas práticas de negócio a esse novo ambiente, sofrerá muitas perdas, podem acreditar.