QUALIDADE x METROLOGIA

Atualmente, muito se fala na busca seguida pela qualidade e excelência. As empresas focam em unir os requisitos e normas para garantir a tão desejada e suada certificação ISO e, as mais conscientes que é alcançar a melhoria contínua dos processos.

Mas nem a qualidade nem a metrologia conseguem garantir isso sozinhas. Então, é preciso das duas para se chegar a esse resultado, e elas tem papel essencial nesse processo. Assim, elas convergem de uma forma que o resultado final é um produto de qualidade, executado por um processo confiável e produtivo.

Ainda assim, muitas pessoas pensam que Qualidade e Metrologia não estão relacionadas, quando na verdade, para que você consiga garantir que os resultados dos instrumentos utilizados na sua linha de produção sejam válidos, precisará verificar esses equipamentos e caso haja necessidade deverá calibrá-los. Só assim poderá garantir a conformidade dos produtos que produz!

Ter processos bem estruturados e implementar um controle de qualidade na empresa garante a entrega de produtos de boa qualidade aos seus clientes, e isso é o primeiro passo para gerar confiança, e cultivar um relacionamento transparente com eles.

Nesse processo, a metrologia é vista principalmente como um apoio na manutenção da conformidade dos processos, principalmente por validar a conformidade das propriedades dos produtos, instrumentos e equipamentos. Porém na verdade ela abrange muito mais que isso, e está ligado à toda a cadeia de valor de um produto, desde seu desenvolvimento até a entrega do produto final, assim como a qualidade, portanto, a qualidade e a metrologia nunca devem ser separadas e vistas de forma diferente, pois isso impedirá que alcance os melhores resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *