O Histograma ou Gráfico de distribuição de frequências é uma representação gráfica para distribuição de dados numéricos, ou seja, um modelo estatístico para a organização dos dados, exibindo a frequência que uma determinada amostra de dados ocorre, criando assim um panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo. Estamos sempre lidando com variáveis quantitativas como: peso, largura, comprimento, temperatura, volume, tempo, entre outras grandezas.
Após coletarmos esses dados em um determinado intervalo de tempo, podemos fazer uma análise gráfica do comportamento dessa variável, que pode ser de números absolutos ou não. Se falarmos, por exemplo, de uma pesquisa de satisfação onde os clientes avaliam o seu produto de 1 a 5, o Histograma te ajudará a visualizar graficamente quantas vezes cada nota foi dada.
O histograma é uma variação do gráfico de barras. Enquanto o gráfico de barras descreve os dados em barras e categorias separadas, o histograma representa os dados da mesma categoria no intervalo analisado, por isso, sem espaço entre as barras.
Quando utilizar o Histograma?
O histograma é usado para analisar a frequência de vezes que as saídas de um processo estão padronizadas, atendendo aos requisitos estabelecidos e qual a variação que elas sofrem.
Com os dados dispostos graficamente, o Histograma permite a visualização de resultados históricos e a análise de evidências para a tomada de decisão da variação de frequências de maneira visual facilmente
Como fazer?
- Colete a amostra com um número significativo de dados dados, usando a folha de verificação.
- Organize os dados;
- Determine o número de categorias e o intervalo entre as categorias (caso faça no Excel, esse valor é calculado automaticamente);
- Organize os dados, colando-os dentro das categorias, de acordo com o intervalo.
- Coloque os dados no gráfico, com as categorias no eixo horizontal e a frequência de ocorrência no eixo vertical;
- Verifique e analise a forma do gráfico.
O Histograma nos ajudam a controlar processos tanto na indústria como no setor de serviços.