O QUE É UM FLUXOGRAMA

Sua aparência é semelhante à de um diagrama e ele é utilizado para apresentar o fluxo e etapas específicas de um processo. Geralmente, figuras geométricas e setas indicativas fazem parte de sua composição. O fluxograma é frequentemente utilizado para descrever cada passo de um determinado processo, indicando rumos a tomar e responsáveis por cada etapa.

De forma muito simples e direta, o fluxograma permite que toda a sistemática de um processo possa ser compreendida, tornando toda a operação muito mais produtiva. Por isso, é importante ressaltar que seu conceito é descomplicar para facilitar a compreensão de toda a equipe, então as informações devem ser dispostas de forma curta e direta.

Por que devemos fazer o fluxograma do processo?

Quando não sabemos qual o caminho que o nosso processo percorre, corremos o risco de ele fazer um caminho muito maior do que seria de fato necessário.

Fazer o desenho do fluxo do processo vai te ajudar a entender qual o melhor caminho e assim implementar grandes melhorias e obter melhores resultados! Também vale destacar que esse tipo de método pode ser utilizado em diversos outros contextos, desde o gerenciamento de projetos formal até a organização de estoques em uma indústria. Ou seja, você pode desenhar o fluxo de qualquer processo.

E um outro ponto de vista pode agregar valor ao seu desenho – porque, afinal, o objetivo do Fluxograma é proporcionar um entendimento mais claro de um processo a partir da representação visual. Portanto, sempre coloque o fluxograma a prova com outra pessoa, essa revisão é importante para garantir a clareza do desenho, que é o objetivo principal deste tipo de representação gráfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *