Quando pensamos em líder, nos vem a cabeça a imagem de uma pessoa influente, com capacidade de conduzir um grupo de indivíduos para algum objetivo, e a eficiência de um líder está relacionada à maneira como ele consegue injetar energia em sua equipe, motivando e os direcionando, e num ambiente corporativo, essa habilidade de liderança significa um grande salto na busca de resultados. E não é tarefa simples, nas entrelinhas desta competência está um expressivo número de desafios que podem comprometer o desempenho de colaboradores, e consequentemente ocasionar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Liderar é estimular a criatividade de seus colaboradores, potencializar suas competências em direção aos objetivos e valores da empresa. A liderança deve ser considerada como uma força que impulsiona a organização e deve estar alinhada ao seu direcionamento estratégico.
Perante ao desafio organizacional, todo gestor, além de ético e respeitador deve conhecer bem o negócio de sua empresa, criar, compartilhar metas e estabelecer uma cultura de performance em sua equipe.
Umas das competências necessárias para que ele exerça de forma mais eficaz sua função de líder se refere a sua capacidade de comunicação, de como ele envolve seus colaboradores, se os escuta, se é claro e objetivo em suas colocações. O ato de comunicar-se bem o aproxima de seus colaboradores.
Ser flexível é outra característica fundamental para a liderança, porque não se fixam nas impossibilidades, buscam constantemente novas formas de atuação, sempre buscando atingir os objetivos, criando desta forma uma atmosfera dinâmica em seu grupo de trabalho.
Também, é muito importante a sua habilidade de conhecer o perfil da equipe para poder desenvolvê-la. Um líder deve der capaz de orientar, cobrar, corrigir e inspirar seus colaboradores a potencializar seus talentos.
Existe evidentemente outros atributos para quem exerce a liderança, mas, talvez, a capacidade de inspirar nos seus liderados um olhar mais generoso para seus próprios talentos, conscientizá-los que podem acreditar e esperar mais de si mesmos.