A gestão da Qualidade é uma das sete áreas de conhecimento necessárias para se gerenciar um projeto, os princípios e os processos da gestão da qualidade têm sido bastante discutidos, devido à falta de qualidade dos projetos, considerada como grande barreira para o avanço tecnológico e organizacional da indústria.
Quando se discute sobre qualidade, cabe ressaltar que o gerenciamento da qualidade do projeto deve ser direcionado tanto para os processos de gerenciamento do projeto quanto para o produto ou serviço final do projeto, além disso, é importante ter em mente seus conceitos.
A qualidade pode ser entendida com adjetivos tais como má, boa ou excelente, na ISO 10006 por exemplo, a perspectiva é que a obtenção da qualidade é uma responsabilidade gerencial, requer o compromisso com a qualidade por todos os níveis da organização envolvidos no projeto, onde cada qual assume responsabilidade por seus respectivos processos e produtos.
Outro aspecto importante que se refere à qualidade é que não está associada às funcionalidades atribuídas ao produto, ou seja, ao grau, a qualidade, portanto, pode ser entendida como obrigação contratual e é mensurável. Ao longo do projeto, podem ser definidas métricas que fornecem informações vitais sobre a qualidade do processo, produto, atividade ou recurso, e estas métricas podem ser objetivas, quanto à abrangência, podem ser globais ou por fase do projeto.
O objetivo dos processos envolvidos no gerenciamento da qualidade visa assegurar que o projeto será concluído com a qualidade desejada, portanto satisfazer as necessidades do cliente e os requisitos do produto, atualmente, a gestão da qualidade tem se preocupado em evitar falhas.
E um processo que auxilia é o Planejamento da Qualidade, que facilita o planejamento cujo foco principal é a identificação dos padrões da qualidade relevantes para o projeto e como satisfazê-lo. Assim, ele define as políticas a serem seguidas, assim como métricas, características do produto e itens de controle das atividades, é também no planejamento que se elabora listas de verificação, identifica normas, regulamentos e legislações aplicáveis e são definidos responsáveis e autoridades.
Com relação à implantação dos sistemas de gestão da qualidade conclui-se que as maiores dificuldades se encontram no fato de que as empresas de pequeno porte, possuem pouca capacidade de investimento e grande número de terceirizações e estruturas com poucos níveis. Em geral, o sistema de gestão da qualidade contribuiu para a padronização dos processos por meio da confecção de procedimentos.