PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP)

O PCP – Planejamento e Controle da Produção, consiste em um processo utilizado no sistema de gerenciamento das atividades e recursos de produção, com funções envolvendo planejamento, programação e controle, bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo e escolha de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias-primas. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

Quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige.

E a busca para gerenciar uma empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz, é necessário para decidir uma forma de garantir que a própria empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade.

A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção. Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Objetivos do PCP

O planejamento calcula a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa, portanto a função do PCP requer um modo de pensar que objetive responder a indagações referentes aos diversos questionamentos sobre o que será feito, como, por quem e com que recursos, bem como onde e quando será executado.

O planejamento de produção define todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação.

O trabalho de planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organização, por meio de documentos e planos, roteiro de produção, ferramentas e estimativas, etc.

O objetivo do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação (definição de quando fazer) e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano, ou ainda, decidindo sobre quaisquer mudanças que possam ocorrer, caso, defeitos ou falhas passem a atuar no sistema.

O PCP vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, e tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *