Essa famosa lei ou regra do 80/20%, surgiu em 1906 após estudo feito pelo o filósofo, cientista político, Economista italiano, Vilfredo Federico Damaso Pareto que viveu de 1848 a 1923. Entre outros títulos, era Engenheiro civil, especializado em hidráulica. Ficou famoso por ter formulado a lei que hoje leva seu nome. Esta lei diz que 80% das consequências deriva de 20% das causas.
Aplicando a Lei de Pareto, pode-se separar os itens de maior importância ou impacto num determinado problema, os quais são normalmente em menor quantidade e economizar tempo e ter resultados mais representativos.
Estudos mostram que 20% dos produtos vendidos representam 80% de todas as vendas. Assim pequenos esforços de Marketing em cima desses produtos dão grandes retornos
Em qualquer fábrica, seja nacional ou estrangeira, 20% dos componentes de um produto, ou de um equipamento, representam 80% do custo.
No controle de qualidade 20% dos defeitos afetam 80% dos processos.
Caso você queira confirmar essa lei, é só anotar numa agenda como você aplica o seu tempo. Depois de uma semana já poderá ver que aplicou boa parte do seu tempo em coisas que não deram resultados, um simples exemplo disso é você constatar que passou muito tempo nas redes sociais, só lendo e postando bobagens e retornando de tempos e tempos para ver suas curtidas, quando poderia estar fazendo algo realmente útil para si.
A proposta então, é dedicar de forma focada 20% do seu tempo e fazer o que realmente proporciona retorno e produtividade, e ter 80% do seu tempo disponível para o que você quiser fazer.
E então, está preparado para usar a Lei de Pareto a seu favor?
Com certeza, esta é uma lei que deve ser seguida no seu dia a dia em função da simplicidade. Fortalecendo os seus pontos positivos e fazendo com que você construa mecanismos para potencializar ainda mais esses 20%, assim você vai ter conquistas impressionantes em um curto espaço de tempo.