É um sistema de administração da produção que tem o objetivo produzir a quantidade exata da demanda Na uma qualidade perfeita, sem excesso e rapidamente, transportando o produto para o seu destino no tempo desejado.
Esta definição sintetiza muito bem o conceito do Just In Time, que também é conhecido como JIT, e seu impacto em toda cadeia produtiva. O JIT
tem um grande impacto em uma cadeia produtiva, de forma a alocar matéria prima, na quantidade e no tempo necessário. Ele está relacionado com a produção por demanda, ou seja, a venda do produto ativa e puxa todo processo produtivo.
Para evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras. Este conceito por si só leva a um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.
A principal vantagem de trabalhar com esse sistema fica concentrada na agilidade do processo e na redução de custos de estoque, o que implica nos resultados de toda produção.
O fornecedor entrega as matérias-primas em pequenas quantidades, por isso, o fluxo contínuo de entrega torna o processo de desenvolvimento do produto mais rápido, também exigindo mais agilidade na entrega do produto final e consequentemente, otimizando o espaço de armazenagem.
A grande desvantagem do sistema é que esse processo não pode ser aplicado em indústrias com pouca demanda e que passa por diversas oscilações. Existem empresas que necessariamente precisam de um estoque, e o conceito de Just In Time não se adéqua as necessidades desse tipo de negócio.
Outro ponto negativo do processo é que ele só funciona bem quando a empresa trabalha com poucos fornecedores e que tenham estabilidade no fornecimento de materiais.