
PDCA, Plan, Do, Check, Action, que significa Planejar, Fazer, Verificar e Agir, esse método tem a função de garantir que a empresa organize seus processos, não importando a sua natureza.
Esse ciclo foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart , mas ele se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como “Ciclo Deming”. Através dessa teoria, cada processo da empresa passa por essas quatro fases:
Planejar (Plan)
Nesta fase, são definidos os objetivos de cada processo até chegar ao produto ou serviço final solicitado pelo cliente, levando em consideração a política da empresa, e baseado nisso, o planejamento deve seguir a estratégia de, identificar o problema, estabelecer metas, analisar o fenômeno, também o processo e o plano de ação.
Fazer (Do)
Momento em que o plano será executado, assim os indivíduos que participarem da implantação do ciclo PDCA deverão realizar treinamentos de acordo com o método. Cada processo é realizado, conforme aquilo que foi definido na primeira fase, assim são coletados dados para uma análise posterior.
Checar (Check)
Com a implantação, os processos são analisados através de ferramentas próprias, para verificar se cada processo cumpre aquilo que foi proposto no planejamento. É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.
Agir (Action)
De acordo com o resultado na etapa “checar”, serão observados as falhas nos processos se os objetivos foram atingidos, caso contrário, estes devem ser melhorados e as etapas se reiniciam.
Com a utilização do ciclo PDCA, cada processo realizado origina-se em um novo processo até que o produto ou serviço chegue ao cliente, com isso, o ciclo está constantemente se renovando e melhorando de forma contínua, pois cada etapa do processo é analisada.