KANBAN

O que é, e tudo sobre como gerenciá-lo

Kanban, é um termo japonês que significa “cartão”, foi dado esse nome ao sistema, pela própria empresa que o criou e o desenvolveu, a Toyota, e é um sistema de gestão visual para controle de tarefas, e fluxos de trabalho através da utilização de colunas e cartões.

Ele nada mais é do que um sistema ágil e visual para controle de produção ou gestão de tarefas.

Ser ágil significa permitir que as tarefas sejam gerenciadas com rapidez, acompanhando o ritmo de trabalho de equipes, que possuem entregas com prazos bem apertados, e que estão sempre correndo contra o tempo. Ser visual significa funcionar através de um esquema de colunas e cartões (que podem ser coloridos), facilitando a visualização do que precisa ser feito por todos os membros da equipe.

E como funciona o Kanban?

Para entender exatamente o funcionamento do Kanban é preciso conhecer suas três partes principais, que são:

Cartão

O cartão é a menor parte do Kanban, pois trata-se de uma tarefa ou ação que precisa ser realizada para que o resultado final seja entregue. Os cartões geralmente são diferenciados por um sistema de cores que podem indicar o tipo e quem é o responsável pela tarefa, e qual nível de prioridade, dependendo do que a equipe determinar.

Colunas

As colunas representam os status dos cartões. Um Kanban geralmente possui três colunas, A Fazer, Em Execução e Feito, mas essas colunas podem mudar de acordo com a necessidade da equipe de trabalho.
Os cartões devem ser movidos entre as colunas conforme seu status for mudando, dando um panorama do que está pendente e do que já foi concluído.

Quadro

O quadro nada mais é do que o Kanban como um todo, organizado em colunas e cartões, e uma única equipe pode trabalhar com vários quadros simultaneamente, por que cada quadro é um Kanban, e serve para
gerenciar o fluxo de trabalho, equilibrar os processos e limitar a quantidade de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *