Atualmente, podemos afirmar que todos os caminhos levarão à Indústria 4.0. Ou seja, levarão ao completo distanciamento do controle dos processos produtivos, graças ao aumento de dispositivos inteligentes, e com o avanço da Inteligência Artificial, da Computação Cognitiva e de outras inovações tecnológicas, automatizar é o caminho natural para aumentar a competitividade e a produtividade dos setores.
Mas afinal, o que é a Indústria 4.0?
Indústria 4.0 é um conceito de indústria, colocado recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, a partir de sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.
Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais, sendo considerada a quarta revolução, que faz a fusão dos sistemas digitais, físicos e biológicos. Portanto, com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.
Tornar a Indústria 4.0 uma realidade implicará a adoção gradual de um conjunto de tecnologias em crescimento de TI e automação industrial, na formação de um sistema de produção físico-cibernético, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas, ou seja, a tão famosa Internet das Coisas (IoT).
Esse processo promete gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e autoajustáveis à demanda crescente por produtos personalizados.