INDUSTRIAS METALÚRGICAS

Este é um dos setores, que compreende a conversão de minérios ferrosos e não-ferrosos em produtos metalúrgicos por meios térmicos, eletrometalúrgicos ou não, possuindo também outras técnicas de processamento para obtenção de produtos metálicos, pois a metalurgia é a ciência que estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos

A indústria metalúrgica tem cinco principais funções, a fundição, produção de metais não ferrosos, produção de ferroligas e ferro-gusa, fabricação de tubos e siderurgia.

A siderurgia é uma parte muito importante da metalurgia, se dedica a fabricação e tratamento de aços fundidos, a fundição ocorre quando um metal em seu estado líquido é colocado em um molde para atingir a forma desejada.

Os metais são parte fundamental na nossa vida em diversos aspectos, pois estão presentes na construção civil, medicina, transporte, comunicação, etc. Mas foi no séc. XVIII que a indústria metalúrgica teve um impulso com a revolução industrial.

Logo após o domínio do fogo, a metalurgia passou a ser praticável, com o desempenho dos setores da indústria transformadora, que estão estreitamente ligados com o desempenho da indústria metalúrgica. A importância do uso dos metais no cotidiano é imprescindível para o homem, e esse uso só é possível por causa da indústria metalúrgica.

A indústria e o ramo metalúrgico, em especial, são desiguais e com presença determinante nas cadeias produtivas, promovendo difusão da produtividade para os demais setores da economia, e hoje a grande preocupação dos investidores é a falta de mão de obra qualificada, sendo um grande desafio para a indústria metalúrgica nesse quesito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *