É uma palavra de origem grega, metron=medida e logos=ciência, que é a ciência da medição e de suas aplicações, é considerada uma ferramenta fundamental no crescimento industrial e na capacidade de inovação tecnológica de empresas e países, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial.
Sendo responsável por relevante empregabilidade no setor, essa ciência visa assegurar confiança e precisão nas medições realizadas nas cadeias de produção, pois foca sua atenção no controle e na avaliação dos sistemas de medição, influenciando processos produtivos e sendo responsáveis pela garantia de qualidade dos produtos acabados.
Assim a metrologia industrial realiza atividades como: calibração de instrumentos de medição, medições para inspeção de uma peça em processo, análise físico-química de material recebido pela empresa, medições em inspeções de produto acabado, controle de instrumentos de medição e etc.
A metrologia ainda contribui para o controle sobre a adequação de produtos às normas e às legislações, sejam de desempenho, de segurança ou de meio ambiente, também assegura a rastreabilidade e a compatibilidade entre os diversos instrumentos de medição utilizados diariamente nas linhas de produção das empresas.
Assim, a metrologia ajuda a solucionar problemas e questionamentos do cotidiano, com seus conceitos e muitas técnicas de análise de dados de medições estão sendo mais utilizados nas empresas, também em função da necessidade de se comprovar resultados de melhorias obtidas em produtos ou processos.