MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

É todo o conjunto de ações necessárias para conservar e preservar o maior tempo possível, o equipamento nas condições originais, mesmo levando em conta seu desgaste previsto ou natural.

Existem três tipos de manutenção que possuem maior destaque, e são:

Manutenção Preditiva

É uma metodologia que se trata de uma filosofia adotada pelas empresas, e consiste em utilizar essa técnica com o objetivo de programar as intervenções nas máquinas tendo como base os próprios indicadores dos equipamentos, monitorando-os periodicamente, sendo feitas inspeções no desempenho, assim torna-se possível prevenir falhas dos equipamentos e reduzir custos com manutenções não planejadas.

Manutenção Preventiva

É muito abrangente e significa um conjunto de ações que visam prevenir a quebra. Baseada em intervenções programadas definidas pelos fabricantes dos equipamentos, pois a manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições que saiu de fábrica.

Manutenção Corretiva

A mais temida das manutenções é também a mais cara. A manutenção corretiva se baseia na troca de peças ou componentes que tenham sofrido algum defeito ou falhas sérias. Como ela age apenas quando os equipamentos demonstram erros, pode acarretar em uma parada maior dos equipamentos a alto custo do reparo, tendo também perda da produtividade.

Em toda e qualquer manutenção que venha ser realizada, os cuidados com a segurança é de extrema importância, já que as falhas decorrentes podem ocasionar acidentes e lesões. Por isso quem trabalha nesse setor, precisa ter cuidado redobrado para manter a segurança dos trabalhadores que utilizam as máquinas em questão, como a sua própria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *